A hipertensão é uma doença extremamente comum. Estima-se que aproximadamente 35 milhões de brasileiros tenham pressão alta, e por mais inofensiva que esta doença possa parecer, afinal, todo mundo conhece alguém que a tenha, ela é responsável por matar cerca de 200 mil pessoas por ano no Brasil.
Embora seja mais comum nos idosos, a hipertensão afeta pessoas de todas as idades. O problema é que seus sintomas costumam aparecer somente quando esta condição está em fases mais avançadas ou quando a pressão aumenta bastante de maneira repentina. Seus principais sinais são:
- Tontura;
- Dor de cabeça;
- Zumbido nos ouvidos;
- Dificuldade para respirar;
- Visão turva;
- Dores no peito.
Mas, o que é hipertensão? Popularmente conhecida como pressão alta, esta condição ocorre quando a força do sangue contra a parede das artérias é muito grande. Isso pode acarretar na dilatação do coração e danificação de suas artérias. Para saber se está hipertensa, a pessoa deve medir sua pressão arterial com frequência, sempre ficando atenta ao fato de que os valores variam ao longo do dia. É comum que a pressão fique mais baixa enquanto dormimos ou estamos relaxados e suba em momentos de estresse ou atividades físicas.
São resultados considerados acima da média, ou seja, que tornam uma pessoa hipertensa, valores a partir de 14 por 9 (140mmHg X 90mmHg). É importante salientar que a medição deve ser feita em repouso.
A hipertensão não tem cura, por isso, é extremamente importante evitá-la, afinal, como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar. Tornar sua vida mais saudável é fundamental para se prevenir de ter pressão alta. Listamos abaixo alguns hábitos que você deve adotar:
- Manter uma alimentação saudável;
- Praticar exercícios físicos regularmente;
- Não fumar;
- Reduzir a ingestão de bebidas alcoólicas;
- Não exagerar no sal;
- Controlar o estresse.
Obviamente mudar nossos hábitos e rotina não é algo simples, ainda mais quando se trata de vícios, como tabaco e álcool ou coisas que podem fugir do nosso controle, como situações estressantes do dia a dia. Porém, é importante estar ciente de que esses são fatores que podem influenciar na sua pressão arterial, por isso, buscar por um equilíbrio pode ser bastante vantajoso.
Como citamos acima, os sintomas da hipertensão só aparecem quando ela está bastante desenvolvida, por isso, é importante estar sempre atento. Além de medir sua pressão arterial com frequência e adotar hábitos mais saudáveis em sua rotina, manter em dia a visita ao médico é fundamental, pois ele pode solicitar exames mais precisos e te passar uma resposta mais concreta. Portanto, mantenha os check-ups em dia, principalmente se sua família tiver histórico desta doença, pois a hereditariedade é um fator que aumenta as chances de se ter hipertensão.