Em uma anestesia geral bem sucedida é necessário garantir a hipnose ou sedação do paciente, isto é, a ausência total de consciência.
O BIS (ou Índice Bispectral) é um parâmetro que realiza a monitorização cerebral e faz uma avaliação direta dos efeitos de uma anestesia no paciente, indicando seu nível de consciência. A leitura é feita analisando as atividades cerebrais no córtex frontal, por um sinal de EEG. O algoritmo do BIS traduz o EEG captando um número clinicamente testado em 0 a 100, onde 100 significa que o paciente está acordado e 0 total ausência de atividade elétrica cerebral. É considerado um ótimo nível de consciência para anestesia geral o BIS entre 40 e 60.
A leitura do BIS é realizada através de um sensor composto por 4 eletrodos, que é colocado na testa do paciente. Visto que o sinal de EEG é cerca de 100 vezes mais tênue que um sinal de ECG, é extremamente necessário a correta instalação do sensor e aderência à pele para que a leitura seja exata.
O BIS permite que o anestesiologista meça corretamente a dose ideal de drogas anestésicas para cada paciente. Evitando overdoses, há redução do consumo de drogas anestésicas, redução do tempo no centro cirúrgico, redução de consumo de oxigênio além da redução de náuseas, vômitos e distúrbios cognitivos do paciente após a operação. Evitando subdoses, previne-se o despertar durante a cirurgia.
Os monitores das linhas Plus e Premium da ProLife permitem a inclusão deste parâmetro. Conheça nossos modelos e escolha a melhor opção para o Centro Cirúrgico do seu hospital.