O que é um aparelho de anestesia e como funciona?

O aparelho de anestesia também é conhecido na rotina hospitalar como Estação de Trabalho de Anestesia ou Máquina de Anestesia. Atualmente, devido às inovações tecnológicas aplicadas nesses equipamentos, esses são compostos por diversos itens cujas funções se complementam. Logo, quem atua nesse ramo precisa entender profundamente como funcionam esses aparelhos.

Por isso, viemos apresentar as principais informações a respeito do aparelho de anestesia, para que servem, componentes essenciais e como adquirir um equipamento de acordo com a sua necessidade. Veja a seguir:

Para que serve o aparelho de anestesia? 

O aparelho de anestesia serve para substituir a ventilação pulmonar do paciente submetido a anestesia geral. Também é responsável por misturar agentes anestésicos e gases (oxigênio, óxido nitroso ou ar comprimido) e aportar os mesmos aos pulmões do paciente. A principal diferença entre o aparelho de anestesia e um ventilador pulmonar é um sistema de adição de agentes anestésicos no ar inspirado dentro de um sistema circular fechado com absorvedor de gás carbônico.

Atualmente, os aparelhos de anestesia possuem com tecnologias que empregam algoritmos computadorizados para facilitar o dia a dia do profissional. Portanto, saber o funcionamento desses equipamentos hospitalares é crucial para adotar o recurso mais indicado de acordo com o tipo de cirurgia.

Quais seus principais componentes?

Listamos abaixo os principais componentes de um aparelho de anestesia:

  • Fluxômetro: determina o volume de gases frescos que será administrado. Nesses casos, os gases utilizados são oxigênio, ar comprimido e óxido nitroso.
  • Sistema respiratório: permite a ventilação artificial de acordo com as modalidades ventilatórias disponíveis.
  • Vaporizador: transforma o agente anestésico líquido em vapor. Essa modificação é necessária para que o anestésico adquira as condições químicas ideais para ser absorvido pelas vias aéreas do paciente.
  • Sistema despoluente: tem como função enviar o excesso de agente anestésico em local seguro para não afetar a equipe médica dentro do centro cirúrgico.
  • Monitor: exibe em tela a medição dos parâmetros ventilatórios do paciente, auxiliam na avaliação da função fisiológica e averiguação dos sinais vitais.

Como escolher um bom aparelho de anestesia?

Os profissionais de saúde devem estar atentos à escolha de um equipamento de acordo com o perfil da instituição. Precisam ser avaliados os gases disponíveis, os agentes anestésicos mais utilizados pelos anestesistas e quais facilidades do aparelho de anestesia podem fazer diferença no dia a dia de trabalho no centro cirúrgico, por exemplo: tamanho da mesa de trabalho, espaço em gavetas para armazenar insumos, rodas e freios para movimentar o equipamento, local para anexar o monitor de sinais vitais, entre outras.

Na PROLIFE, há três excelentes opções de aparelhos de anestesia disponíveis. Todos apresentam desempenho aprimorado e funcionalidades que otimizam a rotina hospitalar. Conheça:

Aparelho de Anestesia AS-200

O AS-200 é um Aparelho de Anestesia eficiente e seguro, fácil de usar e com o melhor custo-benefício. Oferece modo ventilatório básico e avançado, fornecimento de 3 tipos de gases (O2, N2O e AR), além de diversos outros instrumentos que garantem uma ventilação segura para os pacientes.

Aparelho de Anestesia AS-320

O AS-320 é um Aparelho de Anestesia de alta tecnologia, que oferece modos ventilatórios avançados em um design ergonômico ideal para facilitar e atender pacientes em todos os níveis de complexidade. Possui fluxômetro eletrônico e luz para consultas rápidas em ambientes escuros.

Aparelho de Anestesia AS-360

O AS-360 é um Aparelho de Anestesia de alta tecnologia, que permite ventilação ininterrupta do paciente, monitoração intuitiva dos principais parâmetros e software inteligente fácil de operar. Possui fluxômetro e manômetros digitais, precisos e confiáveis que facilitam o trabalho do médico.

 

Como podemos observar, um aparelho de anestesia pode variar conforme seu modelo e marca, sendo função do anestesista verificar quais características serão mais importantes para garantir excelência na sua performance de trabalho. Com os avanços tecnológicos, o setor de anestesia evoluiu e hoje os equipamentos bem utilizados garantem a segurança do paciente e qualidade da assistência à saúde.

Gostou deste artigo? Entre em contato conosco pelo formulário abaixo e conheça nossas soluções em equipamentos médico-hospitalares!