Entenda a arquitetura de monitores multiparâmetro

Com o avanço das tecnologias, hospitais e consultórios podem contar com equipamentos cada vez mais modernos, precisos e que garantem segurança nas leituras e medidas, além de proporcionar todo o auxílio à equipe clínica durante a monitorização e terapia de seus pacientes.

O monitor multiparâmetro é um equipamento presente principalmente em UTIs, centros cirúrgicos e salas de emergência, e que tem se apresentado em versões cada vez mais atuais e tecnológicas, sendo capaz de realizar a monitorização de parâmetros até nos procedimentos de alta complexidade. Eles verificam os sinais vitais do paciente e apresentam a evolução positiva ou negativa dos parâmetros para que a equipe médica e de enfermagem avaliem os procedimentos e intervenções necessárias. Esses parâmetros podem ser arquitetados no monitor de forma pré-configurada ou modular.

Os monitores pré-configurados possuem os parâmetros fixos em sua arquitetura, ou seja, esses equipamentos recebem os parâmetros durante o processo de fabricação. São alguns deles: eletrocardiograma (ECG), oximetria de pulso (Spo2), pressão arterial não invasiva (PNI), respiração (Resp), temperatura (Temp), pressão Invasiva (PI), capnografia (EtCO2), análise de gases anestésicos (AA), índice bispectral (BIS), débito cardíaco (DC), dentre outros.

Já nos monitores com arquitetura modular, os parâmetros são inseridos no equipamento através de módulos, que geralmente são intercambiáveis entre os modelos do mesmo fabricante e permitem ao usuário maior autonomia para troca de parâmetros, isto é, o profissional pode inserir e retirar módulos de maneira simples sem precisar ter a ajuda de um técnico.

Existem ainda os monitores de arquitetura mista, que dispõem de parâmetros pré-configurados e modulares no mesmo equipamento. Geralmente, os parâmetros básicos (ECG, SpO2, PNI, Resp e Temp) são pré-configurados e o equipamento possui slots dedicados para inserção dos módulos de parâmetros intermediários e avançados.

A arquitetura do equipamento não influencia na qualidade das medidas, pois durante os processos de projeto, certificação e testes, todos os parâmetros são analisados e validados conforme as diretrizes da norma vigente, ou seja, independente da arquitetura do monitor, o equipamento deverá atender aos requisitos para que desta forma possa ser produzido e comercializado.

Para conhecer a linha de monitores ProLife e descobrir qual está mais de acordo com suas necessidades, clique aqui ou entre em contato conosco.